Vivemos em um mundo volátil, incerto, complexo e ambiquo (vuca) e cada vez mais nos cobramos por ascensão profissional rápida, mas será que você já está pronto? Maduro para assumir novos desafios que exigem skills de desenvolvimento de pessoas, por exemplo? Segundo Alexandre Coimbra Amaral, essa forma de vida acelerada provocou a morte das pausas, dos vazios e de muitos silêncios, e tanta rapidez para aprender pode lhe transformar em um ignorante bem vivido, que muito percorre, mas pouco caminha.
Segundo Richard Barrett, quão longe você vai avançar na sua evolução psicólogica depende (principalmente) do quanto a sua programação parental e condicionamento cultural vão apoiar ou dificultar o seu amadurecimento psicológico. Nossa educação desde a infancia com suas limitações ou privações influenciam diretamente no nosso amadurecimento, assim como estamos inseridos em diversos contextos culturais (social, familiar, comunitário, religioso e organizacional) e precisamos entender cada um, pois eles podem atrapalhar nosso desenvolvimento, pois bloqueiam nosso potencial.
As decisões que nos fazem evoluir como ser humano partem da confiança na nossa capacidade de lidar com as dificuldades que a situação possa apresentar e a coragem de enfrentar o medo que estamos sentindo. Nós recuamos quando o nível de medo que sentimos é maior do que a nossa crença em nossa capacidade de lidar com as coisas. Recuamos e muitas vezes decidimos por estar mais seguros em determinadas situações e assim perdemos a oportunidade de evoluir.
Situações como essa ocorrem durante a nossa trajetória de carreira quando surgem por exemplo, novas vagas e acredito que não sou “capaz” de assumir novas responsabilidades, ou quando enfrento o medo e me lanço em uma carreira que posso correr o risco de ainda não estar pronto. Nesse momento, é prudente conversar com seu gestor imediato e o gestor da vaga que você está interessado para melhor entendimento do desafio do cargo. Quanto mais clareza tivermos para essa escolha, maior a possibilidade de dar certo.
Cada decisão exige confiança e coragem. A coragem para enfrentar o desconhecido e explorar o seu potencial e a confiança para enfrentar os desafios de um mundo mais complexo que não estamos familiarizados.
Algumas atitudes te ajudam nessa trajetória em busca do amadurecimento:
Aprendizagem e adaptabilidade
Capacidade de aprender com seus erros e se ajustar as mudanças, mantendo sua estabilidade. Exercitar a curiosidade e a mente aberta, livre de preconceitos. Controlar os sabotadores, para que a sua inteligência emocional seja uma aliada.
Coesão
Alinhar as necessidades de seu ego com as suas necessidades verdadeiras, aumentando a sua estabilidade interior. Procure se conhecer. O autoconhecimento traz para a sua consciência os pontos que precisam ser desenvolvidos e os que são o seu diferencial único. Isso vai te ajudar a dedicar esforços onde realmente terá resultados. Aumentar seu equilíbrio externo por ligação com os outros em grupos ou equipes internamente coesas.
Cooperação
Melhorar o seu equilíbrio externo cooperando com outras pessoas, grupos ou equipes que compartilham seus valores e propósito para que você possa aumentar a sua capacidade de resistência individual e coletiva. Aprendemos com o outro. Aprender sozinho é bobagem.
Capacidade de Gerenciar a complexidade
Intuição e Inspiração para compreender as causas e padrões das situações, tomando as medidas necessárias para ficar calmo em frente ao perigo, mantendo o compromisso em meio à adversidade, e estar à vontade com a incerteza, mesmo quando não se sabe o que fazer.
Se você assumiu recentemente uma equipe para gerir, um dos primeiros passos é sair do papel de olhar para si mesmo, entregando atividades, para o papel de inspirar a equipe e engajar. É necessário conexão com a equipe. Esteja 100% presente, observe a equipe, peça feedback, seja humilde para reconhecer o que precisa ser melhorado. Não esqueça de procurar ajuda de pares, superiores, mentores, pois já passaram por o que você ainda vai passar. Essa orientação é muito importante para o amadurecimento da sua carreira.
Lembre-se de investir sempre no autoconhecimento, inteligência emocional, espiritual e senso de propósito para inspirar a equipe, pois será fundamental para você superar os desafios que aparecem ao longo dessa jornada.