ESPECIALISTA EM TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO

O poder do propósito nas empresas e nas pessoas.

Picture of por<br>Nágila Mendes

por
Nágila Mendes

Você já parou para pensar qual é o seu propósito de vida? E o propósito do seu negócio ou seu trabalho? Essas são perguntas que muitos de nós fazemos, especialmente em um mundo que muda cada vez mais rápido e que nos desafia constantemente.

O propósito nos move, nos inspira e principalmente nos conecta com algo maior do que nós mesmos. Ter um propósito de vida é essencial para a nossa felicidade e bem-estar, pois nos dá sentido, direção e motivação para as nossas ações.

As empresas mais valiosas do mundo tem um propósito muito claro. Isso vai muito além do valor de mercado ou de marca. Empresas com propósito têm uma razão de ser que vai além do lucro, pois buscam gerar um impacto positivo no mundo e estão alinhadas com os valores e as aspirações de seus colaboradores, clientes e parceiros.

O foco não está apenas em se limitar a vender produtos ou serviços, mas sim oferecer soluções que resolvam problemas reais e que façam a diferença na vida das pessoas. Principalmente com a preocupação de criar uma cultura organizacional que valorize a diversidade, inovação, colaboração e o desenvolvimento humano.

Um dos grandes pontos chave para o sucesso dessas empresas está na capacidade de atrair e reter talentos para suas equipes. Essa é uma importante vantagem competitiva, pois conseguem encontrar talentos que se identificam com a sua causa e que querem fazer parte dela. Dessa forma eles se sentem valorizados, engajados e motivados por fazerem parte de algo maior.

Portanto, as empresas com propósito conseguem criar um ambiente de trabalho que favorece o desempenho, a satisfação e a fidelidade dos seus funcionários, gerando resultados positivos tanto para a organização quanto para a sociedade.

Para se tornar uma empresa com propósito, é preciso ter uma visão clara do que se quer alcançar, do que se acredita e valoriza. Envolver todos os stakeholders no processo e ter a capacidade de comunicar com clareza seu propósito, e incorporá-lo na estratégia, na cultura e nas práticas da empresa.

Descobrir o seu verdadeiro porquê: qual é a razão da sua empresa existir? Isso vai muito além do que ela produz ou vende. Está mais ligado a quais são seus princípios e qual é o seu impacto no mundo e na vida das pessoas.

E no momento em quem isso estiver muito claro, seu propósito fará parte da sua cultura atingindo todos os seus colaboradores e consumidores.

Se você quer se tornar uma empresa com propósito, ou se você quer encontrar um trabalho com propósito, comece hoje mesmo a refletir sobre o que faz sentido para você, o que te motiva e o que te conecta com o mundo. E lembre-se: o propósito é uma jornada, não um destino.

Gostou? Compartilhe.

“EU SOU CAPAZ DE CONTROLAR APENAS O QUE ESTOU CIENTE. AQUILO QUE EU NÃO TENHO CONHECIMENTO ME CONTROLA. A CONSCIÊNCIA ME CAPACITA.”

John Withmore