ESPECIALISTA EM TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO

É preciso coragem para dar um feedback verdadeiro e construtivo.

Picture of por<br>Nágila Mendes

por
Nágila Mendes

Todos os líderes sabem da importância do feedback para o desenvolvimento de qualquer pessoa. No entanto, de uma maneira geral, é sempre muito mais confortável dar feedbacks positivos e motivadores do que ter que dar feedbacks negativos. 

Como líder, você tem a responsabilidade de dar feedbacks construtivos aos seus liderados, ou seja, feedbacks que sejam honestos, respeitosos, específicos e orientados para a ação. Um feedback construtivo ajuda as pessoas a crescerem, aprenderem e se sentirem valorizadas.

Antes de dar um feedback, pense no que quer dizer, por que você quer dizer e como vai dizer o que pretende. Tenha sempre em mente o objetivo do feedback. Isso ajuda quem está recebendo as suas informações a melhorar com muito mais facilidade. O foco não é julgar ou ofender. E claro, é muito importante escolher um momento e um local adequado para conversar com calma e privacidade.

Outro ponto muito importante é ser empático. Um feedback construtivo deve ser dado com empatia, ou seja, com a capacidade de se colocar no lugar da pessoa e entender os seus sentimentos e perspectivas.

Usar um tom de voz cordial e respeitoso evita diversos motivos para uma interpretação errada. E sempre, sempre mesmo, evite ser sarcástico ou irônico nas suas colocações. 

Dar as pessoas a oportunidade de dizer o que está sentindo e acolher as suas reações, sejam elas positivas ou negativas ajuda a tornar essa relação mais sincera. Afinal um feedback construtivo deve ser feito com a intenção de colaborar com a pessoa, e não de impor a sua opinião ou vontade. Em vez de dizer o que a pessoa deve fazer, pergunte o que ela acha que pode fazer para melhorar. Assim vocês encontrarão juntos soluções para melhorias. 

Procure sempre estabelecer metas e prazos claros e realistas. Ofereça o seu apoio, orientação e acompanhamento. E não esqueça também de reconhecer e celebrar os progressos e as conquistas das pessoas. Dar um feedback construtivo não é uma tarefa fácil, mas é uma habilidade que pode ser desenvolvida com prática e dedicação.

Lembre-se, um feedback construtivo pode fazer a diferença na vida e na carreira das pessoas que você lidera, e também na sua. Afinal, um líder que dá feedbacks construtivos é um líder que se preocupa, que confia e que inspira.

Gostou? Compartilhe.

“EU SOU CAPAZ DE CONTROLAR APENAS O QUE ESTOU CIENTE. AQUILO QUE EU NÃO TENHO CONHECIMENTO ME CONTROLA. A CONSCIÊNCIA ME CAPACITA.”

John Withmore