ESPECIALISTA EM TRANSFORMAÇÃO ORGANIZACIONAL E DESENVOLVIMENTO HUMANO

Esteja consciente da sua trajetória.

Picture of por<br>Nágila Mendes

por
Nágila Mendes

No dia a dia, diante das diversas atividades do nosso cotidiano, no momento presente, sabemos que a nossa vida acontece de verdade. Tomamos decisões e nem sempre percebemos que tomamos, direcionamos soluções, damos opiniões e resolvemos problemas. Quando pensamos no passado, sabemos que lá temos as lembranças, pensamentos sobre as nossas vitórias, momentos felizes, mas também arrependimentos e mágoas. Imaginamos o futuro e vem os sonhos, a inquietude, a ansiedade, as preocupações. 

Quando paramos para refletir, no nosso passado já vivemos muitas experiências e tivemos muitos desafios superados, acontecimentos importantes e as vezes não aproveitamos muitas informações preciosas sobre nós mesmos. Muito se fala que o autoconhecimento é importante, mas ele não vem só de testes psicológicos. É preciso olhar para “dentro da gente”, entender o que já passamos, porque muitas respostas futuras podem estar presentes mais atrás. O despertar da nossa consciência pode ser percebido quando nossas memórias permanecem vivas. Passamos por situações de medo e superamos com coragem e já fizemos isso muitas vezes, mas não guardamos na memória nossas vitórias. No presente podemos mudar o jogo. O futuro a gente sonha, mas construímos tudo no presente. 

Você já dedicou um tempo para descrever sua trajetória? Desde o nascimento até a sua idade atual? Altos e baixos, acontecimentos, sua ocupação ou papel que exercia na infância, com que pessoas conviveu, quem já te ajudou de alguma forma nesse tempo, quais teus talentos em cada fase? Reviu as fotos antigas, observou os locais que você já passou, os colegas de infância, adolescência, entrevistou os teus parentes, pais e pessoas mais próximas para saber como era quando criança? Passei por essa experiência no curso de formação em coach executivo na @escoladecoachesecosocial e é muito engrandecedora. (fora as muitas risadas com as fotos antigas de família… rs)

Somos capazes de nos conectar com a nossa essência verdadeira experimentando essa prática, porque sabemos que muita coisa pode ter acontecido e devido as necessidades e experiências físicas, emocionais, sociais ou culturais, podemos adotar “máscaras” que nos protegem do mundo. Quando tomamos a consciência do que somos, passamos a honrar a nossa trajetória, ter orgulho do que passamos e construímos, de tudo que aprendemos. 

O passado nos representa no presente. Ele nos direciona ao futuro. São nossos registros e emoções e devemos acolhê-las e nos perguntar como elas nos transformam para o futuro. Nosso olhar para o passado deve ser um olhar de aprendizado e jamais de condenação, julgamento ou preconceito. Esse passado consciente nos traz a segurança para enfrentar os medos com coragem e projetar um futuro alinhado aos nossos valores. Se queremos acabar com o nosso passado, acabamos com o nosso eu. 

O passado nos fortalece e daqui para frente é escolha. Não temos que fazer nem mais, nem menos. Temos que fazer o melhor possível, com segurança. Devemos honrar e entender o nosso passado, porque ele está integrado ao nosso presente e assim podemos viver o presente em liberdade, norteando o nosso futuro. Esteja consciente da sua trajetória. Tome a sua vida nas próprias mãos e com certeza terá as melhores decisões para o futuro. 

Gostou? Compartilhe.

“EU SOU CAPAZ DE CONTROLAR APENAS O QUE ESTOU CIENTE. AQUILO QUE EU NÃO TENHO CONHECIMENTO ME CONTROLA. A CONSCIÊNCIA ME CAPACITA.”

John Withmore